O curador, que também é conhecido como conservador de arte é o profissional capacitado responsável pela concepção, montagem e supervisão de uma exposição de arte,além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição.
O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.
Existem curadores de caráter público ou privado, e podem atuar em galerias de arte,museus e fundações.Geralmente são especialistas em história da arte, filosofia ou estética. A palavra "curador" vem do latim tutor "aquele que tem uma administração a seu cuidado". A função do curador já era uma prática adotada em outros paises, que se estabeleceu na décima sexta edição da Bienal Internacional da São Paulo, em 1981, feita pelo professor e critivo de arte Waltere Zanini, que desempenhava a função de um diretor artístico da Fundação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário