quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como e onde eram apresentadas as tragédias gregas?


 As tragédias gregas eram apresentadas em forma de teatro,com atores representado os personagens com mascaras e fantasias a principio em praça pública e depois em anfiteatros,isso surgiu em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio.Com o tempo foi surgindo as tragédias e comedias gregas elas eram apresentadas quase sempre no final da procissão,O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.






ORESTÉIA – O CANTO DO BODe

               por Maurício Alcântara




Vestido de Noiva - Leitura Dramática 




Este video foi um trabalho realisado por Deise Liliam Resende em maio de 2007

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quem foi o primeiro ator na Grécia antiga ?


O Primeiro Ator da Grécia Antiga – Téspis de Ática


Téspis foi um ator grego do começo do século V a.C., trazido de Icárias onde teria nascido, pelo tirano de Atenas Pisístrato, um amante da arte de imitar. É conhecido como o primeiro ator do mundo ocidental, e também como o primeiro produtor teatral. Quase nada se sabe da vida de Téspis, apenas que teria começado a representar em um Coro, chegando a ser líder de um deles (possivelmente por ser chefe de uma aldeia). Viajou pela Grécia, sozinho ou com o seu Coro, numa carroça que mais tarde ficaria conhecida como "carro de Téspis" que lhe servia de transporte e de palco para as suas representações.





   
Histórico 
Em 600 a. C., um ateniense, Árion de Lesbos nascido em Metimna passou a escrever poesia para cantos de coral denominados de Ditirambo. Na época, as apresentações públicas possuíam um caráter litúrgico e não artístico, o povo se reunia nas ágoras da cidade para os rituais em favor de Dionísio. Para tanto, o coro declamava a poesia e dançava a coreografia inspirada nos cânticos ditirâmbicos.
Nesta época , o atora chamado de hipocritès, ou seja, fingidor ou "respondedor." Téspis de Ática teve a ousadia de pôr um homem a dialogar com o Coro, imputando-lhe assim a “invenção” do teatro, dando origem ao diálogo. A esse ator era dado o nome de protagonista, termo que ainda hoje se usa para designar o personagem principal de uma ficção dramática. No decurso das suas perambulações de uma festividade para outra, chegou a Atenas vencendo o festival em honra de Dioniso denominado a "Grande Dionisíaca". Téspis criou o conceito de "monólogo" ao apresentar-se na Grande Dionisíaca da Grécia Antiga, no Século V a.C. em Atenas, munido de máscara e vestindo uma túnica, interpretando o deus Dionísio, destacando-se do coro, sobre a sua carroça ("carro de Téspis"). Tal atitude era uma grande ousadia já que esse "papel" estava reservado aos sacerdotes ou aos reis. Tinha passado por cima da autoridade do arconte, o legislador, e criara um argumento artístico dentro de uma apresentação litúrgica politeísta, criando o papel do protagonista em um movimento que futuramente ficaria conhecido como Tragédia Grega. Teria também criado o segundo-ator, ou o que mais tarde Ésquilo chamaria de deuteragonista, ao interpretar de uma só vez dois personagens distintos, usando para isso, duas máscaras, uma no rosto e outra na nuca. Ao que parece representava textos moralistas que criticavam o comportamento humano. Não se sabe se é verdade ou não, mas também se diz que introduziu as máscaras e os fatos no teatro, se bem que essa honra seja também atribuída a Ésquilo. Também não é seguro se criou ou não um espaço dedicado exclusivamente às suas representações.


_______________________________________________________________
Link:


http://arcarte.blogs.sapo.pt/272.html

domingo, 13 de maio de 2012

Qual a diferença entre teatro e cinema?

Sem o teatro o cinema não existiria. O teatro trouxe a inspiração para o cinema. Mesmo com linguagens opostas em suas dramaturgia.

Teatro é uma forma de arte em que o ator, interpreta uma história para o público em um determinado lugar. O espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Cinema significa a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, tal como significa a industria que produz estas imagens. Os filmes são produzidos através da gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.

A diferença é que o teatro é encenado ao vivo e o cinema é através das telas.